POR QUE ESCOLHER UM PROFISSIONAL?

28/08/2019

     Você já ouviu falar na chamada "Sacada profissional"? Bom, digamos que não dê para ser bom em tudo, mas todo mundo pode ser muito bom em alguma coisa, e quando você se torna muito bom em alguma coisa, e especialmente trabalha com isso, você se torna profissional naquele assunto. A ideia é: "saber fazer algo, não significa necessariamente fazer algo bem feito". É uma dissociação entre teoria e prática, então o profissional agrega essas duas características.

      Contratar um profissional para uma certa área do seu negócio ou projeto é buscar um nível a mais naquilo, seja uma "simples" formatação[1] e revisão de um documento importante como uma dissertação de mestrado, ou a gestão de mídia e marketing da empresa, ou até a gestão de toda parte técnica ou financeira de uma empresa. Cada necessidade exige um feeling diferente.


       Você pode saber como postar conteúdos na sua página do facebook, mas o profissional sabe o que postar, quando postar, e mais importante, o que não postar. A longo prazo isso pode significar a sua ascensão ou queda dentro de determinado segmento.


CUSTO BENEFÍCIO: "Fulano faz mais barato."


    Essa é a hora em que se escuta: "Mas tá muito caro, fulano faz mais barato" e todos os profissionais dedicados e conscientes da sua qualidade já desencarnados se contorcem no túmulo. (risos)

     Brincadeiras à parte, basear uma necessidade apenas na procura pelo menor preço é, em quase todas as vezes, pedir para pagar duas vezes pelo mesmo serviço. Por experiência própria, o mais barato nem sempre é o mais vantajoso, e em geral o serviço precisa ser refeito depois por alguém que efetivamente saiba fazer.

    Quando se está diante de valores muito discrepantes o certo a se fazer é fugir do mais barato e buscar um meio termo.

"Imagine que você ofereça um serviço, e desse serviço tenha que pagar as contas da sua casa, então você precisa de uma certa quantia fixa por mês para garantir isso. Agora imagine que você oferte o menor valor em um serviço de média complexidade, que exige tempo ao longo do dia, 6 a 8 horas no dia, um valor irrisório, que não chega à metade de um salário. Então você certamente irá atrás de outros serviços para compensar esse valor, e já não terá foco apenas no primeiro, terá que fazer o trabalho correndo, pois tem mais de um para fazer ao longo dia, o que irá ocasionar desatenção, e consequentemente erros e falhas."

       Agora inverta a situação e responda às seguintes questões:

  • Você contrataria esse profissional?
  • Vale a pena pagar o menor preço por um serviço sem qualidade, ou ter que pagar em dobro para refazê-lo?
  • O que você procura, menor preço ou melhor custo benefício?

      Respondidas essas questões, é fácil perceber que nem sempre o "menor preço" significa o melhor negócio. Mas caso a sua possibilidade em questão financeira não te permita pagar muito, é sempre viável optar pelo meio termo. Pesquise, analise as propostas, pondere entre os mais qualificados algo com melhor custo benefício, talvez uma negociação como, um valor melhor com um prazo maior, seja mais eficiente e vantajosa para o seu negócio ou projeto.


[1] Formatações nunca são simples. Ver regras ABNT.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora